Inaugurado novo busto em homenagem ao jogador valecambrense Rui Filipe

Num dia de homenagem ao antigo jogador do clube, a Associação Desportiva Valecambrense organizou, no passado dia 2 de setembro, no Estádio das Dairas, o Torneio “Rui Filipe”, disputado entre equipas do futebol de formação. No final, inaugurou-se o novo busto em homenagem ao jogador do F.C. Porto, que faleceu em 1994, vítima de um acidente de automóvel.

Depois de ter sido roubado, em 2011, o primeiro busto de homenagem ao “filho da terra” Rui Filipe, que tinha sido colocado junto ao estádio, a Associação Desportiva Valecambrense, a Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões e a Casa do F.C. Porto de Vale de Cambra, uniram-se e fizeram um novo busto. A inauguração decorreu no passado dia 2 de setembro e contou com a presença de largas dezenas de pessoas. Estiveram também presentes Cristiano Silva e Hélder Almeida, presidente e vice-presidente da A.D.V., José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Abel Soares, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões, Alípio Jorge e Fernando Gomes, em representação do F.C. Porto, entre outras individualidades.

Falar do Rui Filipe é falar de um jovem que era humilde, simples e com muito caráter”, começou por dizer Abel Soares, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões.

Seguiu-se Alípio Jorge, em representação do F.C.Porto, referindo que “no F.C. Porto nós privilegiamos o homem para além do atleta, o Rui Filipe era um excelente atleta, fantástico e inigualável, mas também um excelente homem que acima de tudo queremos realçar”.

Também José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, elogiou o antigo jogador, afirmando que “haveria muito a falar do Rui Filipe, do homem e do atleta, mas acima de tudo fica a saudade e também a amizade que todos nós tí­nhamos por ele e que nos faz estar aqui para, mais uma vez, o homenagear”.

Rui Filipe, Jogador do Futebol Clube do Porto, natural de Vale de Cambra, faleceu a 28 de Agosto de 1994, com 26 anos, vítima de acidente automóvel.

Texto e fotos de: Andreia Borges

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também