Fernando Mendes promete criar condições para fixar os jovens em Arouca

O candidato da coligação ‘Somos Arouca’ à Câmara Municipal, Fernando Mendes, garantiu que o Programa Municipal da Juventude (PMJ) – umas das 30 medidas para os primeiros 100 dias de mandato – vai criar condições para fixar os jovens no concelho.

A fixação de jovens em Arouca é um dos principais problemas demográficos que enfrentamos. São cada vez mais os jovens que saem aos 18 anos para estudar nas universidades e que não regressam à sua terra de origem”, afirmou.

A perda de jovens constitui uma quebra enorme na população activa, na geração de riqueza. Constitui um entrave ao desenvolvimento sustentável, premissa base da nossa candidatura”, disse, sublinhando que “nos últimos anos, fruto desta tendência, perderam-se cerca de 1000 jovens com idade entre os 15 e os 34 anos”.

O PMJ será suportado nos conceitos “Educação, Emprego, Empreendedorismo, Habitação, Saúde, Qualidade de Vida, Arte, Cultura, Lazer, Desporto e Turismo”. Uma das ações previstas é a criação de uma base de dados, que funcionará como mecanismo informativo e de acompanhamento ao percurso dos jovens desde que terminam o ensino secundário.

Fernando Mendes falava à margem de uma reunião da candidatura da coligação ‘Somos Arouca’ com a vice-presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), Cátia Camisão, que decorreu no último sábado.

Durante o encontro, a responsável apresentou o ‘Manifesto Autárquico – Uma proposta do movimento associativo juvenil’ que a FNAJ, na prossecução da sua missão, está a lançar com o propósito de se constituir como “um referencial estratégico autárquico numa multiplicidade de áreas da governação que afectam a vida dos/as jovens, nomeadamente no que respeita a Polí­ticas Autárquicas de Juventude, instrumentos de participação, educação, emprego, participação cí­vica/associativismo, emprego, igualdade, saúde, sexualidade, cultura e desporto”.

Coligação ‘Somos Arouca’

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*