“Rio de Frades é joia por lapidar”

O candidato da coligação “Somos Arouca” à  Câmara Municipal, Fernando Mendes, manifesta-se preocupado com o desmazelo da autarquia votado ao rio de Frades, considerado o espelho de água em Portugal Continental que melhores condições naturais oferece para a prática de desportos de aventura, designadamente o canyoning.

“As empresas de animação turí­stica que laboram na zona sentem-me colocadas de parte e há muito que reclamam por melhores condições. Ali verificamos que não há sinalética adequada, balneários, casas de banho e estacionamento. Além de tudo isto, é evidente a falta de condições de segurança”, afirma Fernando Mendes, para quem “o rio de Frades é joia por lapidar, dadas as suas excepcionais características”.

Neste momento, actuam neste território dezenas de empresas, as quais oferecem um sem fim de propostas e serviços de animação turística, cultural e desportiva, com destaque para o pedestrianismo, orientação, rafting, canyoning, canoagem e o BTT.

“Os desportos de aventura complementam a oferta turística de Arouca”, sublinha o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP. “Pouco foi feito pela autarquia e se existem efectivamente ‘algumas’ condições são fruto das empresas e de cidadãos locais que tentam organizar-se, mas cujas condições básicas e de apoio são precárias e sem o mí­nimo de segurança para que se possa dizer que se trata de um turismo sustentável”, alerta.

A aposta empresarial no sector em Arouca resulta das caracterí­sticas únicas de alguns dos seus recursos naturais que fazem destes o local ideal para a prática de determinadas actividades, assim como do crescente interesse por actividades desportivas e de aventura em contacto com a natureza.

Turismo não é só  passadiços. Importa, por isso, trabalhar uma oferta turística integrada, de valor acrescentado e que possibilite ao turista condições de segurança e experiências únicas”, salienta Fernando Mendes.

O candidato da coligação “Somos Arouca” à  Câmara Municipal já há muito que elencou o turismo como um sector prioritário que merecerá do próximo executivo municipal, por si liderado, uma “redobrada atenção”. PSD/CDS-PP

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também