Frei Bento Domingues e António Marujo na próxima “Conferência de Arouca”

Amanhã, dia 15 de julho, a partir das 16h30, no auditório da Loja de Turismo de Arouca, realiza-se mais uma “Conferência de Arouca”, desta vez subordinada ao tema “As Religiões: a Guerra e a Paz”. Frei Bento Domingues e António Marujo são os oradores convidados do Círculo Cultura e Democracia.

Ambos se propõem debater e refletir sobre o papel dos fenómenos religiosos na ordem internacional, a que alguns dos problemas contemporâneos não são alheios – terrorismo, crise dos refugiados, pobreza, intolerância e perseguição religiosa, etc. – e na prossecução do Bem e do Mal. O lugar do medo, fragilidade humana que tantas vezes degenera a religião e contribui para os conflitos, e o lugar da esperança, que se encontra na ideia de universalismo dos livros sagrados ou nas mensagens do Papa Francisco, também não passarão ao lado desta Conferência.

Frei Bento Domingues, religioso dominicano, por muitos considerado um dos maiores teólogos portugueses, é colunista do Público desde a sua fundação, o que lhe valeu o epíteto de “monge cronista”, e tem sabido trazer a Teologia para o debate público, de forma livre e arejada.

António Marujo é jornalista e autor, dedicando-se aos assuntos religiosos. Neste âmbito, publicou já vários livros, escreve no blogue Religionline e colabora com diversos órgãos de comunicação social. Foi jornalista do Público durante mais de 20 anos, período no qual foi distinguido, por duas vezes, com o prémio John Templeton para Jornalista Europeu de Religião do Ano.

Os dois são velhos conhecidos e o encontro promete estimular a discussão aprofundada do tema, de forma lúcida, sem porém perder o otimismo.

Arnaldo de Pinho, também ele teólogo e homem de cultura, vai apresentar e comentar os conferencistas.

O Círculo Cultura e Democracia tem o prazer de convidar todos a assistir e a participar. CCD

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*