1ª edição da “Bienal da Cultura” em Castelo de Paiva

Uma parceria com a Academia de Música e o Teatro do Bolhão

Apostando na cultura, música e criatividade enquanto elementos distintivos, Castelo de Paiva tem mantido, ao longo dos anos, uma relação saudável e equilibrada entre a tradição, o cultural e o ensino da música e, nesse contexto, a Câmara Municipal decidiu avançar de 9 a 15 de Julho, com a realização da primeira Bienal da Cultura, em parceria com a Academia de Música de Castelo de Paiva e o Teatro do Bolhão, através do reconhecido ator paivense António Capelo.

Apostando na diversidade, este conjunto de intervenções e espetáculos diferenciados, como: concertos de música, debates, teatro de rua, dança, fado, ópera e exposições, irão traduzir-se numa perspetiva de desenvolvimento do sector criativo e artístico do concelho, projetando uma imagem de modernidade cultural e qualidade de vida da região.

O evento arrancou já neste Domingo com a cerimónia de abertura no espaço da Quinta do Pinheiro, com um desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e uma demonstração de estátuas vivas, seguido de uma atuação do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, no Auditório Municipal.

Para hoje, dia 10, durante todo o dia, no Auditório Municipal, está agendada uma grande conferência sob o tema “ Ensino especializado da Música pós-2020. Políticas e perspetivas”, acontecendo à noite, a partir das 21h30 no Largo do Conde, uma exibição da Orquestra de Sopros da Academia de Musica de Castelo de Paiva.

Na terça-feira, dia 11, haverá uma atividade dedicada ao ballet, com a participação da Companhia Girassol de Castelo de Paiva e da Escola de Ballet do Porto, no Auditório Municipal, enquanto que, no dia 12, às 22h, no Largo do Conde, haverá um espectáculo de Jazz intitulado “A vez e a voz ao Jazz” com a participação da Escola de Jazz do Porto e Phantom Trio.

Para quinta-feira, às 21h30, no anfiteatro ao ar livre da Academia de Música, está prevista uma Gala de Ópera com o CPO, com solistas, orquestra sinfónica e coro de câmara, sendo que, mais tarde, a partir das 23h, no Largo da Igreja actua a Banda “Senhor Camaleão”. Sexta-feira, dia 14, será o ponto alto desta primeira edição da Bienal da Cultura, com o grande espectáculo da recriação histórica “Todos a Payva”.

A partir das 21h, na Praça da Independência, realiza-se esse evento teatral orientado para a entrega do Foral à Terra de Payva, que terá direcção artística do conhecido actor António Capelo, envolvendo profissionais da ACE/Teatro do Bolhão do Porto e agentes sócio-culturais locais, terminando o dia com uma actuação de Mané Fernandes/The Mantra of the phat – Lotus, no Largo do Conde.

Já no sábado, dia 15, a partir das 16h, haverá uma actividade nas instalações da Adega Cooperativa de Castelo de Paiva intitulada “Fuga de Bacho nº 4”, seguindo-se às 18h, a cerimónia de apresentação do livro “Parte(s) de nós: um mosaico – poema das gentes e lugares de Castelo de Paiva”, da autoria de Elisabete Morais e António Martins, acontecendo no Centro de Interpretação da Cultura Local também um momento musical com o Quarteto de Trompas da Academia de Música de Castelo de Paiva, sendo que o encerramento desta Bienal da Cultura acontece no Domingo à noite, às 22h, com Fados no Largo, uma actuação junto à Igreja Matriz do fadista cinfanense António Laranjeira e do seu grupo de fados, com a colaboração da Orquestra Ligeira da Academia de Música.

O edil paivense Gonçalo Rocha perspectiva um grande evento cultural, tendo em conta a dimensão da iniciativa, o envolvimento de artistas e actores de reconhecido mérito e a qualidade dos espectáculos que estão programados, destacando entre todas as actividades, a recriação histórica orientada para os 500 anos da entrega do Foral à Terra de Payva, uma iniciativa que faz acreditar, que muita gente vai marcar presença no centro da urbe paivense na noite de sexta feira. Recorde-se que estes espectáculos, que decorrem durante toda a semana, têm entrada livre. Fonte: GCCMCP

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*