AECA abriu delegação em Vale de Cambra

A Associação Empresarial de Cambra e Arouca inaugurou, no passado dia 14 de junho, a sua delegação em Vale de Cambra. A cerimónia contou com a presença de cerca de meia centena de empresários associados, individualidades da Administração Local e parceiros institucionais.

Localizado no edifício da Central de Camionagem, na Avenida Comendador Ilídio Pinho, em Vale de Cambra, o novo espaço da AECA, cedido pelo município, foi inaugurado no passado dia 14 de junho.

Carlos Brandão, presidente da direção da AECA, começou por agradecer a todos os envolvidos na “criação” do novo espaço, afirmando que um dos objetivos da associação é “aumentar o número de empresários associados em Vale de Cambra” que, atualmente, ronda os 50. Aproveitou também para destacar alguns projetos que a AECA está a desenvolver e que têm como propósito “promover o território e beneficiar todos os empresários da região”, revelando o desejo de ver criada a marca “Vale de Cambra – Capital do Aço Inoxidável”, um projeto a desenvolver no futuro em parceria com a Câmara Municipal.

O presidente da AECA referenciou ainda alguns problemas que afetam as empresas do concelho, nomeadamente, a falta de mão de obra qualificada.

Um dos problemas que mais afeta as empresas é a falta de mão de obra qualificada e não qualificada. Estamos a estudar uma forma de trazer pessoas para o território, estamos a ouvir as empresas e a tentar arranjar soluções”, referiu.

Fomos abordados pela AECA no sentido de se criar uma delegação aqui em Vale de Cambra, que pudesse suprir uma lacuna que existia no concelho. Desde a primeira hora acolhemos a ideia e hoje estamos a concretizá-la”, começou por dizer José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, sobre a abertura do novo espaço. “Espero que este seja um espaço aglutinador, para que os nossos industriais possam trabalhar em equipa, para que a AECA cresça em número de associados e em capacidade de desenvolver novos projetos, porque com a união de esforços conseguiremos fazer mais pelos dois concelhos”, acrescentou.

O autarca corroborou ainda o discurso do presidente da associação e, relativamente à falta de mão de obra, afirmou que o Executivo Municipal apostou numa parceria com a Escola Tecnológica de Vale de Cambra, com o objetivo de trazer cursos de especialização tecnológica e cursos técnicos superiores profissionais para o concelho.

No final das intervenções decorreu o descerrar da placa de inauguração e a assinatura do protocolo de cedência do espaço físico, pelo presidente da Câmara, José Pinheiro e pelo presidente da AECA, Carlos Brandão.

Texto e fotos de Andreia Borges

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*