Concerto mariano no Convento de Arouca

Promovido pela assessoria vicarial da Liturgia, da Vigararia de Arouca/Vale de Cambra realizou-se, na tarde do passado dia 28 de maio, um concerto mariano integrado nas comemorações do Centenário das Aparições de Fátima.

O concerto teve como palco a igreja do Convento de Arouca que se encheu com os seis coros participantes e com o público que os acompanhou.

A iniciativa tinha como objectivo reunir o maior número possível de coros que animam a liturgia nas diversas comunidades cristãs da Vigararia. Responderam ao desafio os coros de Cepelos, Vila Cova de Perrinho, Carregosa, Chave, Santa Eulália e Urrô.

No dizer do assessor da liturgia, Pe. José Joaquim, não se tratou de nenhum concurso, mas sim de uma pequena amostra do trabalho que cada grupo coral vai fazendo, semanalmente, nas suas comunidades.

O concerto, mais do que um momento de arte e partilha, foi sobretudo um momento de oração mariana, através do canto, ao qual a própria assembleia se associou cantando “Senhora nós vos louvamos”.

Entre a atuação de cada um dos grupos foram evocadas algumas passagens das memórias da irmã Lúcia sobre as diversas aparições de Nossa Senhora, que ocorreram na Cova da Iria há 100 anos.

O Encontro terminou com o Hino do Centenário, composto pelo Pe. José Joaquim Ribeiro, sobre um texto de Marco Daniel Duarte e que foi interpretado por todos os coros sob a regência do próprio autor da música.

No final foi entregue ao representante de cada um dos coros participantes um pequeno troféu alusivo ao evento e ao centenário das aparições.

José Cerca

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*