XXI Peregrinação Nacional dos Acólitos

No passado dia 1 de maio, cerca de 5.000 Acólitos “disseram sim a Maria” e participaram em mais uma peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima. A Vigararia de Arouca-Vale de Cambra fez-se representar com 212 Acólitos (de 14 Paróquias) e 6 Párocos.

Chegados a Fátima, pelas 10 horas, esperava nos uma manhã diferente, com uma catequese sobre os Beatos Francisco e Jacinta Marto, no Santuário de Fátima.

A parte da tarde ficou marcada pela Eucaristia presidida por D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade. Na sua homilia exortou os Acólitos a “servirem com alegria” e incentivou os participantes a saberem sempre “dizer com palavras e obras” a Deus “eis-me aqui, estou pronto para te servir em toda a minha vida”. Esta peregrinação ficou também marcada pela proximidade da comemoração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. D. José referiu que “com Maria e como Maria aprendemos a servir, no cumprimento fiel e pleno. Como ela sirvamos, pois, quem não serve para servir, para que é que serve?”. Disse ainda que o Acólito deve ser como “aquelas duas crianças que serviram a Deus com o coração limpo e feliz” e “foram fiéis à mensagem de Fátima até ao fim”, e concluiu dizendo que “este é o testemunho que deve iluminar o vosso serviço ao altar e à comunidade”.

Terminada a Eucaristia, seguiu-se a procissão que culminou no Altar do Recinto, “onde sentimos Jesus a caminhar connosco”, o silêncio, os cânticos e todos nós, no nosso mais íntimo e profundo ser, afirmávamos: “Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos, peço-vos perdão, para os que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam.”

Este dia também ficou marcado pela presença dos Acólitos de Codal e Vila Chã na animação dos Cânticos da Eucaristia e da Procissão Eucarística, juntamente com o Grupo Virgo Fidelis e com a presença de alguns Acólitos da Paróquia de Chave a servirem ao Altar.

A equipa vicarial agradece aos Senhores Padres Adão Cunha, José Araújo, José Joaquim Ribeiro, José Manuel, Luís Mário e Pedro Rodrigues por nos terem acompanhado nesta Peregrinação, aos coordenadores de cada grupo pela disponibilidade e pela forma com que incentivaram os seus acólitos na sua participação neste dia a nós dedicado, à Carla Bastos pelo logotipo das camisolas e um obrigado especial ao Grupo Virgo Fidelis, ao Sr. Padre Nuno Queirós e ao SNA, pela paciência e pelo convite feito aos Acólitos de Codal e Vila Chã.

E foi um dia feliz, repleto de peripécias, histórias para contar, muitas fotos tiradas e um regresso a casa com o sentimento de dever cumprido, com mais alegria no coração e contentes por sermos acólitos abençoados por Maria porque “Como Maria, servimos Jesus”.

Paula Pinto

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*