Arouca e Vale de Cambra assinalaram Dia Mundial da Dança com espetáculos grandiosos

Foto: CMVC

O Dia Mundial da Dança, dia 29 de abril, foi assinalado pelos Municípios de Arouca e Vale de Cambra com atuações grandiosas de vários grupos e academias de dança dos concelhos. Espetáculos protagonizados por várias gerações, onde não faltou dança, música, energia, cor e animação.

No Município de Arouca realizou-se o evento “Arouca a Dançar” promovido pela jovem arouquense Sílvia Gonçalves, com a colaboração da Junta de Freguesia de Santa Eulália. O espetáculo contou com a presença dos grupos de dança “Os Panteras”, “Aerodance”, “Dança para Todos”, “Ginástica para Todos”, “Ritmos”, entre outros. O grupo da AICIA também presentou o público presente com uma coreografia, tal como o Centro Paroquial Rainha Santa Mafalda (Patronato), o Espaço Sénior do Município e público em geral que participaram na mega coreografia final. No total, a iniciativa envolveu cerca de 500 pessoas, que se prepararam para o espetáculo durante vários meses.

Os ensaios (com os meus alunos) decorreram durante todo o ano nas aulas. Os ensaios com a AICIA foram durante todo o mês de abril e os ensaios com as pessoas que se mostraram interessadas em participar na mega coreografia final também decorreram durante o mês de abril”, explicou Sílvia Gonçalves, em declarações ao nosso jornal.

A jovem arouquense afirmou ainda que o balanço é “extremamente positivo” e que é uma iniciativa para continuar nos próximos anos.

De ano para ano o número de participantes aumenta, o que é muito bom. Penso que Arouca começa a perceber que a dança é mesmo para todos. A parte da integração é muito importante e vou fazer de tudo para continuar a manter essa integração. Já vamos na quarta edição e a ideia é continuar. Este espetáculo teve um crescimento muito rápido e a dimensão já é bastante grande. Em meu nome pessoal, muito obrigada a todos”, referiu.

O evento contou ainda com a co-organização da Câmara Municipal de Arouca e com a colaboração do Cine Club de Arouca.

II Sarau de Dança de Vale de Cambra esgotou o Pavilhão Municipal

Já no Município de Vale de Cambra, o Dia Mundial da Dança foi assinalado com a II edição do Sarau de Dança, um espetáculo de música, luz e cor, onde não faltaram grandes performances coletivas.

Sob o tema “Viagem pelo Mundo”, esta segunda edição contou com a participação de cerca 450 bailarinos da Academia d’Artes Compassos, CSSP Castelões, Fifteen Dance, Gimn’água e Inter Caima FCPM. Além destes, o espetáculo foi ainda preparado por cerca de 50 elementos que integraram a equipa de produção, num evento que sofreu algumas alterações técnicas em relação ao ano anterior, nomeadamente com a “instalação de um ecrã gigante onde foi inserida a vertente de vídeo, bem como melhorias ao nível de som e luz”, referiu Pedro Moreira, produtor técnico do II Sarau de Dança.

O vasto público presente – 1381 pessoas – pôde ainda assistir às atuações da Banda Flor da Mocidade Junqueirense, sob a batuta do maestro Paulo Almeida; da pianista Daniela Campos e cantora Diana Hortense; do Rancho A Primavera de S. Batista de Vila Cova de Perrinho; do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões; do violinista La Mouche e do DJ Jorge Bastoz.

O balanço é extremamente positivo, conseguimos encher o Pavilhão Municipal que era um dos nossos objetivos. O feedback do público e das próprias academias foi muito bom. É uma iniciativa que pretendemos que continue, cada vez melhor, mas que não depende só de nós, existe muita gente envolvida”, afirmou ao DD Miguel Alves, responsável técnico pela organização do evento.

O II Sarau de Dança de Vale de Cambra teve a organização da Câmara Municipal de Vale de Cambra e das Academias participantes.

Texto de Andreia Borges

Foto: Carlos Pinho
Foto: Carlos Pinho
Foto: CMVC

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.