Bombeiros Voluntários de Arouca celebraram 40.º Aniversário

No dia 11 de abril, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca (AHBVA) completou quatro décadas de vida ao serviço de Arouca e dos arouquenses. Para assinalar a data, a associação preparou várias comemorações que se realizaram no passado dia 23 de abril, onde esteve presente Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna.

As celebrações tiveram início às 8h30, com o hastear das bandeiras, a romagem aos cemitérios e a missa solene na Igreja Conventual. Na parte da tarde, teve lugar o desfile apeado e motorizado, a revista à formatura, a imposição de medalhas e a bênção de cinco novas viaturas.

As cerimónias foram presididas pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes e contaram também com a presença de Joaquim Leitão, líder da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, e vários elementos do executivo camarário.

Na sessão solene que se realizou no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros, José Gonçalves, Comandante da corporação falou sobre os incêndios já ocorridos este ano (33 incêndios e 350 hectares de floresta consumidos) e destacou o trabalho desenvolvido pela corporação, bem como o “investimento na formação e em viaturas”.

Jaime Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, revelou o número de bombeiros voluntários existentes no país, – cerca de 30 mil -, referindo que os ‘soldados da paz’ são “o braço armado da proteção civil e merecem a admiração dos portugueses”.

Seguiu-se Celso Portugal, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Arouca, que relembrou os grandes incêndios que atingiram Arouca em agosto passado, aproveitando para homenagear todos os que passaram pelos Bombeiros ao longos dos 40 anos de existência. Terminou informando que Artur Neves e José Artur Gomes iriam receber o crachá de ouro, símbolo de reconhecimento entregue pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Na sua intervenção, Artur Neves, Presidente da Câmara Municipal, deixou palavras de apreço pelo esforço e dedicação dados pelos bombeiros ao serviço de Arouca, relembrando os elementos que serviram a instituição ao longo de 40 anos. Num aspeto geral, o edil fez ainda referência aos incêndios que nos últimos anos têm atingido o concelho, com especial destaque para o incêndio de Agosto de 2016.

No encerramento da sessão solene, Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna, parabenizou os bombeiros arouquenses, aproveitando para criticar quem questiona as condições remuneratórias dos bombeiros, referindo que “um governante deve estar junto das pessoas e no terreno e não fechado num gabinete no Terreiro do Paço”. Concluiu afirmando que os Bombeiros Voluntários merecem “todo o respeito” do Governo.

As celebrações terminaram com a entrega dos crachás de ouro, e com um convívio no Quartel dos Bombeiros.

Texto de Andreia Borges

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também