Dançar… Uma arte que traz saúde!

Há muito tempo, sabemos que para se ter um corpo e mente são, devemos tentar ser expressivos e libertos de pré julgamentos e falsas condutas.
Ser essencialmente fiel ao que te mantem mais tempo seguro sobre sua personalidade, sem dúvida garante resultados físicos e psicológicos positivos.
Então porque não procurar novas alternativas que colaborem para sua saúde, disciplina e alegria?
Estive a pesquisar, e percebi que entre tantas terapias que existem para prevenir e manter uma vida saudável, uma das que mais “arrancam sorrisos” são a que englobam musica, arte e dança. Conversei com alguns professores e terapeutas que obtiveram ótimos resultados em casos de depressões, limitações de movimentos, excesso ou falta de peso, dificuldades em interagir socialmente, e garantiram que em menos de 3 meses as mudanças são visíveis.
Segundo especialistas da área psicológica e fisioterapêutica, a dança é legitimada como uma atividade física, porque incorpora coordenação formada, fortalece os músculos e células, ajuda na regularização do sono, ou seja, a influencia na área comportamental, é bem relevante a nível de sustentação do corpo, contração muscular, coordenação motora, respiração, e entre outros benefícios complementares, é claro o resultado de bem estar.

A recomendação para quem não procura a dança por motivos patológicos, e sim por fatores de aprazimento, fazer aulas de três a cinco vezes por semana, durante uma hora, melhora o condicionamento físico da mesma forma que fizesse num ginásio, entretanto, se houver interesse por situações complementares restritivas, como exemplo problemas nas articulações ou coordenação, é imprescindível a orientação do especialista.

Agregar rotinas de saúde que nos transmitam satisfação pessoal, assegura 30% de equilíbrio emocional.

Entre os profissionais que tive o prazer de conversar, perguntei de maneira informal ao Professor Márcio Coutinho, há mais de 20 anos nesta profissão, um parecer sobre o que ele achava de especialistas indicarem como tratamento complementar a dança como estilo de vida saudável, e segundo Márcio, “a dança é a expressão do corpo e da alma através da música. Ao longo dos anos participei de momentos muito importantes na vida daqueles que me procuravam, ensinar como mexer o corpo e exprimir sentimentos, é fazer com que meus alunos e clientes, vivam uma felicidade plena quando se entregam a liberdade dos movimentos, e isso para mim, é uma satisfação inigualável”.
E para finalizar o artigo de hoje, enfatizo que para se ter saúde, antes de mais nada, tem que desejar saber o que te faz mais feliz no AGORA.

Glaucia Souza

Wellness Coach

Consultora-Formadora-Palestrante

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*