Cerca de 50 alunos sem professor de português

A situação já se arrasta há quase dois meses na Escola Secundária de Arouca

Desde o dia 13 de fevereiro que mais de meia centena de alunos da Escola Secundária de Arouca está sem aulas de Português. A situação tem feito eco nos vários meios de comunicação social e os Encarregados de Educação estão descontentes e preocupados, já que os estudantes vão ter Exame Nacional no final do ano letivo.

A professora de Português que dava aulas a duas turmas do 9.º ano e duas turmas de cursos vocacionais do 12.º ano entrou em baixa médica em meados de fevereiro e, desde essa altura, que mais de 50 alunos estão sem aulas da disciplina.

Contactada pelo nosso jornal, Adília Cruz explicou que, depois de uma recusa de horário e duas denúncias por parte de professores selecionados, a Direção fez um novo pedido “que não foi validado”. Segundo a Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca “o Ministério não validou o horário, nem foi apresentada nenhuma justificação aceitável por parte do delegado regional, DGAE ou DGEstE”. A Diretora fez saber ainda que “a escola tem tentado garantir substituições às quatro turmas, com os restantes professores da disciplina a lecionar na escola”.

A situação tem causado alguma preocupação junto dos Encarregados de Educação que acreditam que os alunos não conseguirão aprender toda a matéria a tempo do Exame Nacional, que acontece no final do ano letivo. A prova vale 30% da nota final da disciplina.

Em declarações ao DD, Adília Cruz afirmou que continua a aguardar a validação do horário, e prevê que o resultado da bolsa de recrutamento seja conhecido “a partir do dia 13 de abril”.

Oferta formativa

Problemas à parte, o Agrupamento de Escolas de Arouca deu a conhecer, através da sua página online, a lista de Cursos Profissionais para o ano letivo 2017/2018.

Segundo nos contou Adília Cruz, diretora do Agrupamento, o próximo ano letivo terá um novo curso à disposição dos estudantes – Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar – e o regresso de um curso que já não fazia parte da oferta formativa há alguns anos – Animador Sociocultural.

Além destes, continuam a fazer parte da lista os cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Eletrónica e Telecomunicações.

Os cursos apresentados estão ainda sujeitos a provação do Ministério da Educação, não sendo ainda certo o funcionamento de todos. Ainda assim, já é possível fazer a pré-inscrição no site do Agrupamento de Escolas de Arouca.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*