A Primavera chegou… Beleza e alergias no ar

A polinização na época da Primavera é um grande problema para quem tem alergias, muitas pessoas até deixam de apreciar esta bela estação do ano por conta disso. Em Portugal as principais causas de alergia a pólen, são as gramíneas, fenos, que começam a polinizar no início da Primavera e atingem o seu máximo entre Maio e Junho.

A caracterização de uma alergia aos pólenes e aos ácaros do pó da casa, são pingo no nariz e garganta irritada, conhecida como rinite alérgica, acrescentando comichão e inflamação nos olhos (conjuntivite alérgica). Os espirros descontrolados também entram neste quadro alérgico.

Para pessoas que têm um grau de alergia grave, podem consultar a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, pois a mesma publica todas as semanas um boletim polínico detalhado por região, ou consultar no site da SPAIC.

Os tratamentos preventivos são de suma importância para quem sofre todos os anos com as alergias, mas se ainda não visitou um especialista, marque uma consulta, a insistência da alergia, mesmo que anualmente, com o tempo vai desencadeando outras patologias, como problemas respiratórios.

Cada vez mais os recursos preventivos e durante uma crise de alergia são procurados, medicina convencional, medicina acupunturista e homeopatia, são os mais solicitados e com maior índice de resultados a curto prazo.

Muita pessoas perguntam porque há dias que pioram a alergia, e compreender isso é fácil, pois a concentração de pólen, aumenta particularmente, quando há menos humidade, mais vento e calor, evitar lugares que na Primavera, é constante os dias serem assim, é o ideal.

Apesar de não curar, existem alguns cuidados que podem contribuir para a diminuição, como o uso de óculos de sol, pois atenua a comichão e contato constante com as plantas que habitualmente causam alergia, lavar o nariz várias vezes ao dia com soro fisiológico, o líquido abaixa o efeito do pólen e da poeira nas vias respiratórias. Não utilize descongestionantes nasais, pois eles potencializam os efeitos da alergia, diminua o uso de produtos químicos para limpeza, como amaciadores e desinfetante, evite tapetes, carpetes, cortinas e brinquedos de peluche no quarto.

Cuide-se e aproveite a beleza da natureza que nasce nesta época!

Glaucia Souza

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*