Clínica veterinária Iron Pet’s: o espaço que cuida do seu animal

Arouca

O Empresas & Empresários desta semana dá-lhe a conhecer a Iron Pet’s, uma clínica veterinária sediada na Alameda D. Domingos de Pinho Brandão, em Arouca. Aberta ao público há cerca de 8 anos, mas num outro espaço, a Iron Pet’s está agora instalada no centro da Vila. Além de serviços médicos, é possível encontrar todo o tipo de produtos para animais.

Situada no centro da Vila – Alameda D. Domingos de Pinho Brandão – abriu ao público, um novo espaço, em julho de 2016. Contudo, a história do consultório começou muito antes, há cerca de 8 anos, num outro espaço (perto do Centro de Saúde), que agora é um complemento da nova clínica – loja de animais: Iron Pet’s: Bigodes&Companhia.

Filipe Mendes, médico veterinário e diretor clínico da Iron Pet’s, trabalhava na Cooperativa Agrícola e, em part-time, cuidava de “pequenos animais”. Como o “trabalho começou a ser muito”, viu-se obrigado a sair da Cooperativa para se dedicar a “100% aos pequenos animais”. Assim surgiu a clínica veterinária Iron Pet’s, um espaço onde, além de se realizarem consultas clínicas básicas, serviços cirúrgicos, vacinas, banhos e tosquias, é possível encontrar todo o tipo de produtos como medicamentos de uso veterinário, desparasitantes, rações e acessórios (trelas, camas, champôs, brinquedos, etc.). “Aqui tentamos resolver todos os problemas que o cliente tenha, com maior ou menor dificuldade. Somos bastante autónomos em muitas coisas”, referiu Filipe Mendes.

Na Iron Pet’s existe tratamento para todo o tipo de animais, desde os domésticos aos exóticos. “Tratamos de todo o tipo de animais, mas a grande maioria são cães e gatos. Depois aparecem alguns animais exóticos, como tartarugas, pássaros, furões, etc., mas é muito raro”.

Segundo nos informou o empresário, o atendimento é feito por ordem de chegada e apesar de a clínica estar aberta de segunda a sábado todo o dia, existe ainda um serviço 24h, para eventuais urgências. “O atendimento é por ordem de chegada, mas claro que se acontecer um envenenamento ou atropelamento passa à frente. Temos também o serviço 24h, para urgências e dúvidas que as pessoas tenham. Ligam para cá e há sempre alguém que atende. Por fim, temos os serviços ao domicílio, que nem sempre são fáceis para nós porque nunca sabemos o que levar e, por vezes, acabamos por ter de trazer o animal para a clínica”.

Antigamente sediada perto do Centro de Saúde, a Iron Pet’s passou para outras instalações, no centro da vila, devido à falta de espaço. “A decisão de mudança de instalações deveu-se ao facto de começarmos a ficar apertados e as necessidades dos nossos clientes serem maiores. Agora conseguimos prestar outros serviços e abrimos todo o dia, o que não acontecia no outro local, onde só abríamos da parte da tarde”, explicou. Apesar disso, o antigo espaço continua a ser utilizado como “loja de animais” e funciona como complemento da clínica. “Lá, na Bigodes&Companhia, é possível encontrar todo o tipo de produtos, como comidas, rações, acessórios, animais de pequeno porte como peixes, tartarugas e hamsters”.

Além da loja e da clínica que gere em Arouca, Filipe Mendes tem também uma clínica veterinária em Vale de Cambra, aberta há cerca de 13 anos, que presta o mesmo tipo de serviços. Emprega nos três espaços seis pessoas, excetuando os colaboradores que pontualmente tratam de animais exóticos e realizam consultas/cirurgias de ortopedia e ecografias. “Na ortopedia não somos autónomos, mas temos um colega que vem às nossas instalações fazer as consultas/cirurgias, tal como acontece na ecografia. O mesmo acontece com os animais exóticos, porque não é todos os dias que aparecem”. O responsável pela Iron Pet´s confessou ainda que dá preferência a pessoas da terra para trabalhar, mas admitiu que nesta zona “não existem muitas pessoas formadas na área”.

Filipe Mendes não pensa, a curto prazo, abrir outros espaços e os objetivos passam por continuar a crescer e deixar as pessoas mais satisfeitas, “é por isso que passamos a abrir todo o dia e temos mais um veterinário a trabalhar connosco”.

A clínica está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h30 às 20h00. Ao sábado o horário de funcionamento é das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18h00.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*