Finos Segredos: “O melhor de Portugal para a mesa”

Em Vale de Cambra

O Empresas & Empresários desta semana dá-lhe a conhecer a Finos Segredos, uma empresa de distribuição de Vinhos e “Mercearia Fina”, sediada na Rua das Gandarinhas, em Vale de Cambra. Inaugurado no mês de dezembro, a Finos Segredos passou agora a ter um “showroom” no centro da cidade, onde é possível encontrar os produtos da própria marca, assim como artigos gourmet de marcas exclusivamente portuguesas.

Situado no centro da cidade – Avenida Camilo Tavares de Matos, nº 376 – abriu ao público no passado dia 17 de dezembro, a Loja Oficial da empresa Finos Segredos (Distribuição). Isilda Sousa é o rosto da empresa, que vende produtos e artigos que a proprietária define como “Mercearia Fina”, alguns dos quais com marca própria.

Depois de se licenciar em Serviço Social e trabalhar em pequenas instituições de solidariedade social e hospitais, sempre por tempo indeterminado, Isilda Sousa decidiu não continuar a investir na área de formação e mudou para a vertente comercial. Trabalhou cerca de 6 anos no sector imobiliário, em Vila Nova de Gaia, mas acabou por pedir a demissão. “Como eu costumo dizer, vinha a Vale de Cambra “dormir às pressas”, também tinha tido um bebé recentemente e passava muito pouco tempo com ele. No fundo já andava a pensar na ideia há algum tempo e foram vários os fatores que me levaram a sair da empresa”, explicou.

Como o talento para a área comercial sempre foi reconhecido, decidiu aplicar esse conhecimento a seu favor e, pouco depois, nasceu a empresa Finos Segredos. Segundo Isilda Sousa, o objetivo sempre foi a distribuição, tanto para outras lojas gourmet, como para hotelaria, garrafeiras e restauração. Contudo, depois de registar a marca, em 2013, a ideia de ter showroom começou a estar cada vez mais presente na mente da empresária. “Começamos a achar que fazia sentido abrir uma loja onde as pessoas pudessem ver e comprar os nossos produtos. Temos um armazém com bastante espaço, mas não está situado numa zona central, nem é um local onde passe muita gente, por isso, começamos a procurar locais no centro da cidade. Encontramos este espaço em abril de 2016, renovamos tudo e, depois de muito trabalho, conseguimos abrir em dezembro, ainda antes do Natal”, explicou a gerente, afirmando que “foi uma altura muito difícil porque tínhamos a distribuição, fazemos cabazes para empresas no Natal, tínhamos ações de degustação a decorrer e ainda tivemos a inauguração da loja. Foi uma altura de muito trabalho, mas conseguimos”.

Biscoitos, figos, bolachas e mel são alguns dos produtos de marca própria vendidos na loja, mas as compotas são “o produto estrela”, com cerca de 10 mil unidades vendidas anualmente. A Finos Segredos tem já 55 variedades de compotas, tornando-se assim “empresa líder em sabores”, o que lhes permitiu o lançamento de uma compota de edição limitada de Natal, para a qual foi feita uma “plantação de uma variedade de abóbora diferente”. Tal como revelou Isilda Sousa, os produtos são totalmente produzidos “de forma sustentável” e artesanal, sendo que “a fruta é produzida maioritariamente entre Vale de Cambra e Sever do Vouga”. “Gostamos de dar destaque aos produtos da região e à promoção do próprio território das Montanhas Mágicas, que fazemos questão de integrar nos nossos rótulos”, sublinhou.

Além dos produtos de marca própria, a Finos Segredos tem representação exclusiva e única para Vale de Cambra de diversos artigos como o azeite virgem extra biológico Chousas Nostras, os vinhos da Quinta de Lemos e Quinta Holminhos, o “Melhor Bolo de Chocolate do Mundo”, as louças Bordallo Pinheiro, os chocolates da “Feitoria do Cacao”, produtos de fumeiro, queijos, tisanas e infusões, café e bomboneria; tudo produtos de “qualidade gourmet”, fabricados em Portugal, que podem ser encontrados no estabelecimento comercial.

A empreendedora destacou ainda que o espaço servirá, para além da área de cafetaria e exposição e venda de produtos, para o “lançamento de novos produtos, realização de degustações, provas, workshops e eventos culturais”.

Com uma presença considerável no mercado nacional, chegando a lojas de todo o país, e com vendas já feitas para a França, Dinamarca, Alemanha e Angola, a Finos Segredos tem como objetivo a aposta na “internacionalização”. Outro dos objectivos é o lançamento da nova imagem do mel e alargar a variedade de produtos. “Neste momento estamos a trabalhar numas amêndoas para a Páscoa, mas ao mesmo tempo já estamos a pensar no Natal”.

A empresária confidenciou que as principais dificuldades se prendem com o facto de terem um suave crescimento. “Nós evitamos o financiamento, fomos sempre injetando o nosso dinheiro, por isso o crescimento tem sido mais lento, essa é a maior dificuldade, mas penso que tem corrido bem. Temos crescido todos os anos!”.

Poderá encontrar a loja Finos Segredos na Avenida Camilo Tavares de Matos, nº 376, ou contactar através da página de facebook (www.facebook.com/FinosSegredos), onde são publicadas semanalmente receitas utilizando cada uma das compotas; e através do site oficial (www.finossegredos.pt). Pontualmente participa também no Festival da Vitela, em Vale de Cambra e na Feira do Mirtilo, em Sever do Vouga.

A loja está aberta ao público de segunda a sábado, das 9h30 às 19h30, sem interrupção para almoço.

Compota de morango com tangerina galardoada com medalha de prata

A compota “número 54”, de sabor a morango com tangerina, foi a vencedora da medalha de prata, na categoria Internacional, do concurso “Artisan Marmalade Awards”, realizado em Inglaterra. A compota da Finos Segredos conseguiu arrecadar a única medalha para Portugal, entre 38 países a concurso. “Não foi medalha de ouro, mas já fiquei tão contente. Eram quase 3000 compotas a concorrer”, referiu Isilda Sousa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*