Inaugurado espaço de acompanhamento médico gratuito em S. Pedro de Castelões

A população da freguesia de S. Pedro de Castelões tem agora à disposição um espaço de acompanhamento médico gratuito. O consultório, instalado no Salão Nobre da Junta de Freguesia, foi inaugurado no passado dia 3 de fevereiro e funcionará quinzenalmente com o médico Jorge Sousa e a enfermeira Paula Pedro.

A ideia inicial era formar um grupo para se poder fazer as consultas ao domicílio, mas como não houve essa possibilidade já que seria necessário algum material e, eventualmente, uma carrinha, ficamos pela opção do consultório. Trata-se apenas de consultas de prevenção e acompanhamento e não nos é possível passar receitas porque seriam precisas outro tipo de instalações e regulamentação. É um serviço de proximidade pensado para a população mais idosa, para que as pessoas não se sintam sós e vejam que alguém se preocupa com elas. ”, explicou a enfermeira Paula Pedro, impulsionadora do projeto, na inauguração do espaço para acompanhamento médico e de enfermagem no âmbito da Educação para a Saúde/Aconselhamento, que decorreu no passado dia 3 de fevereiro.

Na cerimónia estiveram presentes Abel Soares, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões, António Alberto Gomes, vereador da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Rui Leite, presidente da Assembleia Municipal, Jorge Sousa, médico, Paula Pedro, enfermeira e outras personalidades do concelho de Vale de Cambra.

Abel Soares destacou o empenho da enfermeira Paula Pedro e enumerou as vantagens que o consultório trará à freguesia. “Este é um espaço de acompanhamento médico e enfermagem no âmbito da educação para a saúde e aconselhamento aos utentes da nossa vila de S. Pedro de Castelões. Isto deve-se ao empenho e envolvimento da secretária da junta, a enfermeira Paula Pedro, que reuniu todas as condições necessárias para o efeito, convidando o doutor Jorge Sousa para levarmos este projeto a bom porto.”, afirmou o presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões.

António Alberto Gomes, vereador da Câmara Municipal de Vale de Cambra, acredita que “é um serviço de proximidade muito importante para as pessoas, que acompanha a população de forma próxima, com solidariedade e com carinho”, destacando a preocupação que a junta de freguesia tem demonstrado.

Rui Leite terminou as intervenções congratulando a junta de freguesia pelo “excelente trabalho que tem vindo a fazer ao longo de todo este mandato” e agradeceu ao médico Jorge Sousa por “disponibilizar uma parte do seu tempo, para trazer todo um saber acumulado, que de outra forma ficaria fechado e inacessível a muita gente. Penso que é uma atitude meritória”. O presidente da Assembleia Municipal agradeceu ainda à enfermeira Paula pela iniciativa, elogiando a “garra com que se dedica aos projetos”. “A freguesia de Castelões com esta iniciativa fica muito mais rica. Sabemos bem quanto custa atualmente a saúde e julgo que esta ação contribuirá muito para o bem estar das pessoas da freguesia”.

O acompanhamento médico é totalmente gratuito e funcionará quinzenalmente das 15h às 18h, com o Médico Jorge Sousa. O serviço de enfermagem será ministrado pela enfermeira Paula Pedro e estará disponível às quintas-feiras das 15h às 18h e sexta-feiras no mesmo horário em semanas alternadas.

Banco Solidário

Existe também no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões (junto à Igreja Matriz), um espaço solidário onde se encontram diversas roupas destinadas à distribuição pelas pessoas que necessitem. Este Banco Solidário funciona já há mais de um ano.

Texto e fotos: Andreia Borges

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também