Livro “Pinhos do Casal de Cajus” apresentado na Biblioteca Municipal

O livro “Pinhos do Casal de Cajus: Origem e Varonia”, de Luís Miguel da Silva Pinho, foi apresentado no passado dia 28 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Arouca. No evento de apresentação estiveram presentes o autor do livro, Luís Pinho, Margarida Belém, vice-presidente da Câmara Municipal e Pedro Paiva, arquiteto.

Com a obra, o autor arouquense, professor do ensino básico e secundário, torna públicos os apontamentos coligidos pelo seu pai sobre a família dos “Pinhos”, dando a conhecer a origem histórica da família “Pinho” do Casal de Cajus, a partir dos livros de linhagens e dos nobiliários, e a sua genealogia da qual se constatam ramificações para outros locais.

No evento, Luís Pinho falou um pouco sobre a história do livro, das ligações ao Brasil e agradeceu a todas as pessoas que ajudaram a desenvolver a obra. “Esta obra não é só minha; é também de todas as pessoas que contribuíram e trabalharam para que o livro fosse possível, entre as quais o saudoso arquiteto Abrunhosa de Brito, que fez o acompanhamento de toda a obra, o arquiteto Pedro Paiva, entre outras pessoas. O livro foi iniciado pelo meu pai e eu quis terminar e ampliar. Procurei descobrir um pouco da origem da família “Pinho” e tentei perceber de onde é que esses “Pinhos” específicos de Cajus vieram”.

Na sua intervenção, Margarida Belém enalteceu o trabalho realizado e teceu elogios ao autor do livro. “Para nós, município de Arouca, é um orgulho enorme quando os arouquenses nos dão o prazer de apresentar à comunidade as suas obras e promover o conhecimento da nossa história para memória futura”. A vereadora da Câmara Municipal agradeceu ainda a “partilha da obra e do conhecimento, porque nos dá a conhecer a história de uma família e as suas relações com a comunidade à volta do território de Arouca, tal como a nossa arquitetura tradicional, vida agrícola e relações interpessoais”, acrescentando que o autor lhe confidenciou que tem outras obras em curso.

Texto de Andreia Borges

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também