Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra recebeu aparelho de eletrocardiograma inovador

No passado dia 7 de dezembro, o comendador Ilídio Pinho esteve na Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra para oferecer um equipamento de eletrocardiograma inovador. O cardiologista João Guimarães também esteve presente na visita e explicou as mais valias do sistema.

A Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra recebeu, no passado dia 7 de dezembro, um equipamento para a instalação do sistema “cardio on”, que permite a realização de eletrocardiogramas no quarto de uma pessoa que esteja em situação de crise. Oferecido pelo engenheiro Ilídio Pinho, o sistema, que conta com a colaboração do cardiologista João Guimarães, é inovador, uma vez que a sua instalação começa agora a ganhar “terreno”. No que diz respeito a instalação em lares, como é o caso do Lar da Misericórdia, trata-se de um processo pioneiro.

Quando solicitamos os serviços de socorro e emergência médica, temos a possibilidade de efetuar um eletrocardiograma que é enviado para um gabinete de cardiologia, e no prazo de 30 minutos, é enviado um relatório. É uma mais-valia, porque assim onde a pessoa for socorrida já tem o primeiro diagnóstico efetuado”, afirmou António Fernando de Pina Marques, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, acrescentando que “a Misericórdia de Vale de Cambra instalou um sistema wi-fi no Lar de Idosos, o que também permite que qualquer pessoa no seu quarto tenha a possibilidade de aceder à internet”.

Uma técnica da equipa de cardiologia do doutor João Guimarães esteve no lar a dar formação sobre o funcionamento do sistema, tal como o próprio cardiologista já visitou a instituição para explicar as mais valias do sistema.

Texto de Andreia Borges

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também