Trovas & Canções: Uma homenagem artística à Língua portuguesa

Com a lotação do Auditório da Loja Interativa completamente esgotada, teve lugar no passado dia 7 de dezembro, um espectáculo em que atores, poetas e cantores homenagearam, através do canto e da declamação, a Língua Portuguesa.

Realizado para comemorar os 25 anos da Biblioteca Municipal, instalada desde 1991 no edifício conhecido por “Casa dos padres”, este espectáculo contou com a presença dos atores Rui de Carvalho, João de Carvalho (seu filho) e Henrique de Carvalho (seu neto). O elenco de artistas que contou ainda com a voz da fadista Ana Marta, foi acompanhado por Ricardo Gama na guitarra portuguesa e por João Correia na viola.

Declamados uns, cantados outros, foram numerosos os poemas de diversos autores portugueses que, ao longo de quase duas horas, deliciaram a plateia nesta homenagem à Língua Portuguesa.

Desde Gil Vicente a Camões, passando por Fernando Pessoa, José Régio, António Gedeão, Florbela Espanca, Miguel Torga, Bocage, Ary dos Santos, Manuel Alegre e muitos outros, todos os poemas destes autores, quer cantados, quer declamados, constituíram uma expressiva e artística homenagem à Biblioteca Municipal de Arouca que, ao longo dos seus 25 anos de existência, tem disponibilizado, nas suas numerosas estantes, as obras não só destes autores como de muitos outros, contribuindo assim para o enriquecimento cultural dos seus numerosos leitores.

No final do espectáculo a vereadora da Cultura, Drª Margarida Belém, referiu a qualidade do espectáculo e relacionou-o com a celebração das bodas de prata da Biblioteca Municipal, tendo entregue a cada um dos artistas um ramo de flores que simbolicamente exprimiram também a beleza artística do espectáculo com que o público foi brindado.

José Cerca

3

2

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*