Agromansores: Uma empresa familiar

Especialista no comércio, fabrico e importação de máquinas agrícolas

O Empresas & Empresários desta semana dá-lhe a conhecer a Agromansores, uma empresa que se dedica ao comércio, fabrico e importação de máquinas agrícolas. Fundada em 1999, tem sede em Mansores, Arouca, e é conduzida por dois irmãos, Vítor Santos e Vera Santos.

A empresa Agromansores iniciou atividade a 1 de abril de 1999, pela mão de Afonso Gomes dos Santos e seu filho Vítor Santos. Afonso Santos já trabalhava no comércio e fabrico de máquinas agrícolas desde 1982, altura em que se estabeleceu por conta própria e, em 1999, decidiu fundar a sua própria empresa. O empresário acabou por falecer em 2007 e o negócio passou para os filhos, Vítor Santos e Vera Santos.

Segundo nos contou Vera Santos, a Agromansores faz a revenda de diversos produtos e máquinas agrícolas, nomeadamente, motocultivadores, e fabrica reboques agrícolas para motocultivadores e algumas alfaias. A empresa dispõe de um pouco de tudo o que se pode usar na agricultura, de motocultivadores a motoenxadas, passando por produtos sazonais, como por exemplo, para a época das vindimas, do milho, da batata, rega.

Como sabemos que os nossos clientes não são todos iguais, apostamos no aconselhamento dos produtos adequados às necessidades de cada um. Além disso, garantimos assistência aos produtos no pós venda. Estamos a alargar continuamente a nossa oferta de produtos para que as pessoas possam encontrar num único espaço tudo o que precisam para a agricultura e silvicultura”, referiu-nos Vera Santos.

A empresária referiu que a venda ao consumidor final acontece nas redondezas e nos concelhos vizinhos, mas a revenda já é feita a nível nacional, incluindo as ilhas. A Agromansores emprega quatro colaboradores, onde estão incluídos os dois gerentes. Além destes, um dos colaboradores trabalha na oficina e outro na venda ao público.

Conforme nos revelou Vera Santos, o volume de negócios no ano de 2015 rondou os 500 mil euros e espera-se que este ano se aproxime dos mesmos valores.

Novas instalações e objetivos para o futuro

Sediada em Mansores, a empresa que antigamente se encontrava instalada na moradia do proprietário, ganhou, em 1996, novas instalações. Devido à falta de espaço e à vontade de expandir o negócio, foram construídos dois pavilhões e uma sala de exposição, sediados atualmente na Rua do Castelo, em Mansores.

A Agromansores assume-se como uma empresa mais vocacionada para a pequena agricultura, e abranger a gama de produtos para a grande agricultura não faz parte dos planos dos dois gerentes, pelo menos num futuro próximo.

Segundo nos confidenciaram, as reparações de máquinas agrícolas antigas são um dos serviços mais procurados. “Ultimamente têm aparecido pessoas com máquinas com mais de 40 anos para reparar, coisa que há meia dúzia de anos não acontecia”.

Por agora, o principal objetivo da Agromansores é diversificar a oferta de produtos, nomeadamente peças para os motores, e alargar a importação das peças. Além disso, no futuro “gostaríamos de fazer uma cobertura, para não termos de descarregar as máquinas à chuva e para as podermos ter expostas ao ar livre, para que as pessoas que passam na estrada as possam ver”, afirmaram em declarações ao Discurso Directo.

A publicidade e as marcas

Vera e Vítor Santos consideram que a publicidade do passa-palavra é a mais importante e a que dá mais confiança, contudo têm apostado também na atualização da página na internet. “Desde 2003 renovamos o site, está mais apelativo e informativo. Temos muitos clientes de longe que nos ligam a pedir um determinado produto, porque viram a fotografia no site”.

A Agromansores representa atualmente diversas marcas, entre as quais a Valpadana, SEP, Erreppi, Antor, Carli e Yagmur. Além destas comercializa produtos de outras marcas com os motosserras da Jonsered e Husqvarna, os roçadores da Kubota e Kawasaki, entre outras.

O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30. Ao sábado é das 8h30 às 12h30. Poderá entrar em contacto com a Agromansores através do telefone 256 921 253 ou através do endereço de email geral@agromansores.pt.

2

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*