Loja especializada no mobiliário de cozinhas: Pinholar – 28 anos de experiência no setor

Empresas & Empresários desta semana dá-lhe a conhecer Fernando Vilar que, há 28 anos, trocou o ramo da metalurgia pelo do mobiliário com a abertura da loja Pinholar, sediada na Rua Vale do Caima, em Vale de Cambra. A única loja especializada na área das cozinhas no concelho valecambrense.

Nos primeiros dois anos dedicada ao comércio de todo o tipo de mobiliário, a Pinholar especializou-se depois na venda de mobiliário de cozinha, oferecendo ao cliente uma vasta gama de opções, desde as mais económicas às cozinhas de topo.
Há 28 anos, quando Fernando Vilar abriu a Pinholar apostou numa parceria com uma fábrica de Ovar para o fabrico dos móveis que comercializava. Investindo depois na construção de um pavilhão, em Lordelo, onde manteve até há cerca de dois anos atrás uma fábrica de móveis e mantinha outra fábrica em Albergaria. Nas duas, deu trabalho a 15 pessoas. Atualmente, por opção pessoal, a trabalhar sozinho, é novamente uma empresa que produz o mobiliário que vende na Pinholar, onde o que existe em exposição serve quase exclusivamente esse propósito, pelo facto da generalidade dos clientes optar pela compra de mobiliário por medida, adaptado ao gosto pessoal e características da própria cozinha.
Conforme refere Fernando Vilar, este setor sofreu uma grande evolução nas últimas décadas que procurou acompanhar sobretudo com a visita a feiras da especialidade que anualmente têm lugar em Espanha, França, Itália e Alemanha, onde aparecem as novidades que vêm do centro da Europa e que procura disponibilizar também na sua loja. A título de exemplo recorda que quando começou no negócio das cozinhas a tendência eram os móveis superiores e atualmente para uma casa moderna dá-se preferência a uma ilha central e colunas onde se incluem todos os eletrodomésticos. Passou-se a usar as placas de indução, a exaustão de teto e foram introduzidos os trituradores pela sua funcionalidade, característica também requerida ao nível dos acessórios com destaque para os dispenseiros, o aproveitamento dos cantos nos armários e a opção pelo sistema de abertura das gavetas corrediço e com amortecedores, a par de muitas outras novidades. Ao nível dos planos de trabalho, passou-se do granito e do mármore para uma infinidade de outros materiais.
Este empresário refere também que enquanto há alguns anos havia trabalho agendado para meio ano, atualmente trabalha-se essencialmente para o dia-a-dia prevalecendo o mercado da reconstrução também no sector das cozinhas em detrimento do boom de construção que se deu antes. Futuramente, em seu entender, o foco continuará a ser este mercado.

Experiência e garantia de qualidade, o segredo do negócio
Fernando Vilar atribui o sucesso do seu negócio à experiência que tem da área e é também com base nesta experiência que recomenda a quem estiver a pensar em reconstruir ou montar uma cozinha a consulta de um profissional que o ajudará a escolher a melhor opção entre as imensas soluções que atualmente existem no mercado. Mesmo quando existem projetos, refere que por vezes há necessidade de fazer alguns ajustes para que a cozinha assente na perfeição e satisfaça o cliente.
É a garantia de um serviço de qualidade que, no seu negócio tem contribuído para o passa a palavra que tem por retorno novos clientes, quer no concelho quer fora dele e também no estrangeiro, onde já foi montar cozinhas para emigrantes.

Realizado num mercado que considera apaixonante
Apesar de reconhecer que se pudesse recuar no tempo tinha feito coisas que não fez, Fernando Vilar, 57 anos, casado e pai de 2 filhos, assume ser um homem feliz no campo pessoal e realizado no campo profissional, mostrando orgulho por ser o dono da única loja especializada na área das cozinhas em Vale de Cambra. Um mercado que considera específico e apaixonante e por isso não se vê a sair desta área.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*